quarta-feira, 6 de setembro de 2023

SÖMBRIÖ LANÇA VÍDEO E FAZ MINITOUR PELO SUL DO PAÍS NESTE FINAL DE SEMANA

SÖMBRIÖ é um trio metalpunk com integrantes das cidades de Goiânia/GO e Florianópolis/SC que está na ativa desde 2018, quando lançaram a demo “Cortejo Fúnebre”. Produzem uma mescla de hardcore punk e o metal do mal, cadenciadas pela força do d-beat, bebendo da mesma fonte de grandes ícones do som pesado nacional com forte influência dos primórdios oitentista. 

Sem previsões e certezas a banda trilhou seu caminho e em 2019 lançaram um split com a galera do Leech Eclipse e em 2020 chegou ao seu primeiro trabalho completo, o enérgico “Fogo, Poder e Destruição”, alcançando uma boa repercussão no underground nacional. Em 2022 lançaram seu segundo trabalho, “Metal Punk Nightmare” com 11 faixas. 

Prestes a iniciar uma minitour pelo sul do país intitulada Um Feriado da Pesada, a banda admite que essa poderá ser sua última sequência de shows e que a banda irá irá morrer e tomar forma em outras bandas.

O Dr. Gori conversou com o Paulinho (guitar/vocal) que falou com a gente sobre a tour, o lançamento do lyric vídeo “Visões do Mal” e sobre a cena underground.



Vocês saem esse fim de semana para uma minitour pelo sul do Brasil. Como está a sua expectativa para esse rolê? 
Estamos bem animados, a Sömbriö tem Floripa como casa e temos muitos amigos por lá e até nas outras cidades também. Já tocamos em Floripa, Curitiba e Porto Alegre algumas vezes. Não sabemos o que esperar dos shows mas que ao menos a gente vai tirar uma onda a gente vai kkkk
 
Como está a repercussão do último trabalho da Sömbriö, Metal Punk Nightmare?
Não sabemos dizer na verdade. Uma galera prefere mais a Demo de 2018, alguns o primeiro álbum de 2020, sei lá. Fizemos os sons e que eles falem por si mesmos. Acho que ainda leva tempo pra saber dizer da repercussão do último álbum.
 
Vocês já tem três trabalhar oficiais lançados e que tem sempre uma boa repercussão no underground nacional. Como é o trabalho de divulgação da banda?
Nosso trabalho de divulgação é o mínimo quase zero ou nenhum kkkkk como eu disse deixamos os sons falarem por si e se forem ter uma boa repercussão vai rolar naturalmente. Não forçamos a barra nem imploramos pra ninguém nos seguir ou ouvir. Ouve quem quer, vai aos shows quem quer. Se nos chamam pra tal cidade só tocamos o terror e fazemos nosso melhor.
 
Acompanhando a movimentação da banda pelo underground, percebe-se que vocês vem formando um público cativo no Brasil. Mas e fora do país, como é o relacionamento da banda com o público de fora?
Tem um gringo ou outro que aparece na página ou se interessa pelo som, mas não acho que temos nada concreto entre esse público pois nunca saímos do país pra tocar. Já rolou troca de material e até venda de merchan pra algum ou outro maluco de fora. Mas pra dizer que tem uma relação com o publico gringo tem que dar as caras e tocar fora mesmo.
 
Vocês também estão lançando o lyric vídeo da faixa "Visões do Mal". Fale um pouco desse trabalho e porque essa faixa foi escolhida para o vídeo?
É sobre suicídio. Achamos que é um tema importante a ser lembrado.
 
O som de vocês é norteado pelo metal e pelo punk e remete a uma sonoridade brutal dos anos 80. Quais bandas influenciam o processo de composição da banda?
Essa resposta poderia ser muito extensa mas vou tentar dizer os mais próximos que curtimos: Sepultura (fase 80), Sárcofago, Ratos de Porão, Discharge, Anti-Cimex, Broken Bones, Driller Killer, Napalm Death, GBH etc.
 
Como você vê a cena underground hoje em dia e onde o Sömbriö se encaixa nela?
Acho que tá cheio de wanna be. Gente que usa a militância só como uma fachada pra uma pessoa vazia e sem real motivação ou sentimento. Cheio de hippie hipócrita cagando regra mas não passam de cheiradores de pó como qualquer outro punk/metal da cena. Cheio de fofoqueiro que não soma em nada, só um peso morto que acha a vida de qualquer um é mais interessante que dele(a). Mas ao mesmo tempo vemos muita gente nova animada se envolvendo e produzindo coisas, marcando presença e conquistando seu espaço, e a esse sangue novo na cena que devemos muita coisa. A renovação e longevidade da cena depende deles. Acho que a Sombrio se encaixa na cena de hoje sendo voz de quem quer mandar muita gente pra puta que pariu ou não sabe o que fazer com aquele sentimento de merda. O lance é a identificação.
 
Deixe um recado  pra galera..
Façam bandas novas e produzam coisas que realmente são sinceras. Falar menos e fazer mais. Curtir a vida pois vai todo mundo morrer mesmo nessa bosta. No mais é isso... A Sombrio vai acabar em breve e tomar forma em outra banda, outro nome. Nos vemos em algum lugar algum dia. Valeu geral que acompanhou até aqui e valeu Giuliano pelo espaço.